Aneel informou nesta quinta-feira (25 de junho de 2026) que as faturas de energia elétrica de agosto devem receber um crédito total de R$767,2 milhões proveniente do denominado “bônus de Itaipu”.
Segundo os cálculos divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica, consumidores residenciais e rurais terão direito ao desconto anual, que é resultado da apuração do saldo na conta de comercialização da usina hidrelétrica binacional referente ao exercício anterior. Para unidades com consumo médio mensal de 116 kWh — valor aproximado à média dos beneficiários — o crédito estimado é de R$9,16.
O resultado da conta de Itaipu relativo a 2025 foi de R$1,29 bilhão. Deste montante, R$524,4 milhões foram reservados para a constituição de uma reserva técnica financeira destinada a 2026. Essa reserva foi criada para amenizar efeitos de variações de fluxo de caixa e da tarifa da usina.
A homologação dos valores propostos está prevista para ocorrer na reunião de diretoria da Aneel marcada para a próxima terça-feira, conforme consta na pauta divulgada pela agência. Até o momento, a Aneel não informou qual será o impacto final desse crédito nas tarifas cobradas aos consumidores.
O “bônus de Itaipu” é distribuído anualmente a milhões de consumidores residenciais e rurais após o fechamento das contas da usina. A liberação desse crédito costuma aparecer nas faturas seguintes à homologação dos valores pela agência reguladora.
As informações sobre os valores, a dedução para a reserva técnica e a previsão de homologação foram publicadas pela Aneel na data citada, sem detalhamento imediato sobre a repercussão na conta de luz de cada faixa de consumo.
Fonte: G1


